Este artigo fornece um exemplo de currículo para um designer de experiência do usuário. Ele fornece informações valiosas sobre as habilidades, a experiência e a formação necessárias para se tornar um designer de experiência do usuário bem-sucedido. O exemplo de currículo fornece um esboço abrangente do que um designer de UX bem-sucedido deve incluir em seu currículo para se destacar da concorrência. Ele também inclui dicas sobre como otimizar um currículo para design de UX, além de conselhos sobre como mostrar sua experiência de forma eficaz.
Abordaremos:
- Como escrever um currículo, independentemente de seu setor ou cargo.
- O que colocar em um currículo para se destacar.
- As principais habilidades que os empregadores de todos os setores querem ver.
- Como criar um currículo rapidamente com nosso Criador de currículos profissional.
- O que é um modelo de currículo e por que você deve usá-lo.
O que faz um designer de experiência do usuário?
Um Designer de Experiência do Usuário é responsável por projetar e criar experiências eficazes e fáceis de usar para sites e aplicativos móveis. Ele é responsável por melhorar a usabilidade, a acessibilidade e a satisfação geral de um produto. Eles usam uma combinação de pesquisa, design e prototipagem para criar experiências intuitivas que atendam às necessidades dos usuários e resolvam problemas. Eles também analisam o comportamento e o feedback do usuário para informar seus projetos e fazer melhorias.
Quais são algumas das responsabilidades de um designer de experiência do usuário?
- Realizar pesquisas e analisar o feedback dos usuários
- Desenvolver personas e storyboards de usuários
- Crie wireframes, protótipos e fluxos de usuário
- Identificar padrões de design de interface do usuário (UI)
- Projetar elementos de interface do usuário, como menus, guias e widgets
- Apresentar projetos às partes interessadas e colaborar nas revisões
- Desenvolver diretrizes, padrões e práticas recomendadas de design
- Teste e repita os designs com base no feedback do usuário
Exemplo de currículo de designer de experiência do usuário para inspiração
Designer de experiência do usuário
John Doe mora em Seattle, Washington, e é um designer de UX experiente, apaixonado por criar experiências intuitivas e fáceis de usar. Ele tem mais de 10 anos de experiência na área, é bacharel em design gráfico e é proficiente em várias ferramentas e softwares de experiência do usuário.
Experiência profissional
- Designer líder de UX, XYZ Company - Seattle, WA (2015 - atual)
- Liderar uma equipe de 4 designers para criar experiências envolventes e fáceis de usar para aplicativos móveis e da Web
- Gerenciar o design e o desenvolvimento de vários projetos simultaneamente
- Trabalhar em estreita colaboração com as partes interessadas para garantir que os requisitos de design sejam atendidos
- Realizar pesquisas com usuários e testes de usabilidade para garantir que a experiência do usuário seja a melhor possível
- Designer de UX/UI, ABC Company - Seattle, WA (2010-2015)
- Projetou aplicativos móveis e da Web desde o conceito até a conclusão
- Criou wireframes, mockups, protótipos e fluxos de usuários para apoiar o processo de design
- Conduziu pesquisas com usuários e testes de usabilidade para ajudar a informar as decisões de design
Educação
- Bacharelado em Design Gráfico - Universidade de Washington, Seattle, WA (2006-2010)
Habilidades
- Design UX
- Design da interface do usuário
- Pesquisa com usuários
- Teste de usabilidade
- Wireframing e prototipagem
- Adobe Creative Suite
Certificações
- Analista de usabilidade certificado (CUA) - Human Factors International (2013)
- Profissional Certificado de Experiência do Usuário (CXFP) - Associação de Profissionais de Experiência do Usuário (2011)
Idiomas
- HTML
- CSS
- JavaScript
Dicas de currículo para o designer de experiência do usuário
Criar um currículo perfeito para o lançamento de uma carreira não é tarefa fácil. Seguir as regras gerais de redação pode ajudar, mas também é inteligente obter orientação adaptada à sua busca de emprego específica. Quando você é novo no mundo do trabalho, precisa de dicas de currículo de Designer de Experiência do Usuário.
Coletamos as melhores dicas de um Designer de Experiência do Usuário experiente - confira os conselhos deles para não apenas facilitar o processo de redação, mas também aumentar suas chances de criar um currículo que desperte o interesse de possíveis empregadores.
- Destaque sua experiência em pesquisa de usuários e testes de usabilidade.
- Inclua quaisquer certificações relevantes ou qualificações adicionais.
- Foco em habilidades e técnicas de design centradas no usuário.
- Inclua um portfólio de projetos que você criou.
- Certifique-se de que seu currículo esteja bem organizado e seja fácil de ler.
Exemplos de resumo de currículo de designer de experiência do usuário
Um resumo ou objetivo de currículo é uma ótima maneira de mostrar suas habilidades e qualificações a possíveis empregadores. Ele permite que o empregador entenda rapidamente o que você traz para a mesa e por que você é o candidato ideal para o trabalho. Também permite que você se destaque da concorrência e cause impacto com seu currículo. Um resumo ou objetivo de currículo de designer de experiência do usuário deve destacar suas habilidades e experiência na criação de aplicativos móveis e da Web atraentes e fáceis de usar. Ele também deve enfatizar sua capacidade de trabalhar com as partes interessadas e os membros da equipe para criar projetos eficazes e eficientes.
Por exemplo:
- Designer de experiência do usuário experiente, apaixonado por criar experiências de usuário intuitivas e envolventes. Especialista em design de UI/UX, design centrado no ser humano, wireframing e prototipagem.
- Designer de experiência do usuário com mais de 5 anos de experiência em design e pesquisa de UX/UI. Habilidade na criação de fluxos de usuários, wireframes e protótipos interativos para aprimorar as experiências dos usuários.
- Designer de experiência do usuário motivado, com foco na criação de experiências digitais acessíveis e fáceis de usar. Experiência comprovada em pesquisa de usuários, arquitetura de informações e prototipagem.
- Designer de experiência do usuário com mais de 7 anos de experiência. Especializado na criação de experiências de usuário intuitivas e envolventes. Habilidade em wireframing, pesquisa de usuários e prototipagem.
- Designer de experiência do usuário com mais de 8 anos de experiência em design de UX/UI. Experiência na criação de experiências fáceis de usar, wireframing e design visual. Inovador na solução de problemas.
Crie uma seção de experiência sólida para o seu currículo de designer de experiência do usuário
Criar uma seção de experiência sólida para um currículo de designer de experiência do usuário é importante por alguns motivos. Primeiro, ela ajuda a demonstrar as habilidades e realizações do candidato no campo do design de experiência do usuário. Também serve como uma forma de os possíveis empregadores avaliarem rapidamente o nível de experiência e as realizações do candidato. Por fim, ajuda a diferenciar um UX designer de outros candidatos, pois os empregadores geralmente procuram uma combinação de habilidades técnicas e visão criativa ao selecionar um novo UX designer.
Por exemplo:
- Projetou, desenvolveu e manteve interfaces móveis e da Web centradas no usuário que aderem aos padrões de marca estabelecidos.
- Criou histórias de usuários detalhadas, wireframes, protótipos e fluxos de experiência do usuário para produtos digitais.
- Conduziu pesquisas com usuários e testes de usabilidade para identificar oportunidades de melhoria.
- Colaborou com os desenvolvedores para garantir a implementação e a entrega bem-sucedidas dos projetos de interface do usuário.
- Desenvolveu e promoveu padrões, diretrizes e práticas recomendadas de experiência do usuário.
- Técnicas integradas de design centrado no usuário no processo de desenvolvimento de produtos.
- Realizou avaliações heurísticas e outras formas de testes de usabilidade para garantir a facilidade de uso.
- Analisou o feedback dos clientes e gerou relatórios detalhados sobre a experiência do usuário.
- Forneceu orientação estratégica sobre o design da experiência do usuário para as equipes de produtos.
- Participou de atividades de design de experiência do usuário, como desenvolvimento de conceitos, pesquisa de usuários e testes de usabilidade.
Exemplo de formação de currículo de Designer de Experiência do Usuário
Um designer de experiência do usuário normalmente precisa de um diploma de bacharel em ciência da computação, interação humano-computador, psicologia, design ou uma área relacionada. Muitos empregadores também exigem que os designers de experiência do usuário tenham experiência em desenvolvimento de software, design gráfico e marketing digital. Além disso, a experiência com pesquisa de usuários, testes de usabilidade, wireframing e prototipagem também é benéfica.
Aqui está um exemplo de uma listagem de experiências adequada para um currículo de Designer de Experiência do Usuário:
- Bacharel em Ciência da Computação, Universidade de Washington, Seattle, WA
- Certificado em Interação Humano-Computador, Universidade de Stanford, Stanford, CA
- Certificado em Design de Experiência do Usuário, Harvard Extension School, Cambridge, MA
Habilidades de designer de experiência do usuário para um currículo
É importante adicionar habilidades ao currículo de designer de experiência do usuário porque isso ajuda os empregadores a identificar rapidamente quais habilidades você tem e o quanto você é adequado para o cargo. Isso também ajuda os empregadores a decidir se você é a pessoa certa para a organização deles.
As habilidades para um currículo de designer de experiência do usuário devem incluir o seguinte: - Forte compreensão dos princípios de design centrado no usuário - Capacidade de entender o comportamento e as necessidades do usuário - Conhecimento de técnicas de teste de usabilidade - Proficiência em wireframing e prototipagem - Experiência com design de interface do usuário (UI) - Conhecimento de desenvolvimento web e móvel - Capacidade de projetar fluxos e jornadas de usuários - Proficiência em HTML, CSS e JavaScript - Capacidade de colaborar com uma equipe multidisciplinar - Excelente comunicação e habilidades de resolução de problemas
Habilidades interpessoais:
- Comunicação
- Colaboração
- Criatividade
- Resolução de problemas
- Pesquisa
- Organização
- Adaptabilidade
- Pensamento crítico
- Trabalho em equipe
- Interpessoal
Habilidades difíceis:
- Pesquisa com usuários
- Design de interação
- Wireframing
- Prototipagem
- Teste de usabilidade
- Estratégia de UX
- Redação de UX
- Arquitetura de informações
- Design visual
- Análise de dados
Erros comuns a serem evitados ao redigir um currículo de designer de experiência do usuário
Nesse mercado de trabalho competitivo, os empregadores recebem uma média de 180 candidaturas para cada vaga aberta. Para processar esses currículos, as empresas geralmente contam com sistemas automatizados de rastreamento de candidatos, que podem filtrar os currículos e eliminar os candidatos menos qualificados. Se o seu currículo estiver entre os poucos que conseguem passar por esses robôs, ele ainda deve impressionar o recrutador ou o gerente de contratação. Com tantas inscrições chegando, os recrutadores normalmente dão a cada currículo apenas 5 segundos de atenção antes de decidir se o descartam ou não. Considerando isso, é melhor evitar incluir qualquer informação que distraia sua candidatura e que possa fazer com que ela seja descartada. Para ajudar a garantir que seu currículo se destaque, leia a lista abaixo sobre o que não deve ser incluído em sua candidatura a emprego.
- Não incluir uma carta de apresentação. Uma carta de apresentação é uma ótima maneira de explicar por que você é o melhor candidato para a vaga e por que deseja o cargo.
- Uso excessivo de jargões. Os gerentes de contratação não querem ler um currículo cheio de termos técnicos que eles não entendem.
- Omitir detalhes importantes. Certifique-se de incluir suas informações de contato, formação educacional, histórico profissional e quaisquer habilidades e experiências relevantes.
- Usar um modelo genérico. Reserve um tempo para personalizar seu currículo de acordo com o cargo ao qual está se candidatando. Isso mostrará ao empregador que você leva o cargo a sério.
- Erros de ortografia e gramática. Sempre verifique novamente se há erros de digitação, ortográficos e gramaticais em seu currículo.
- Concentrar-se demais nas tarefas. Certifique-se de incluir realizações e sucessos para mostrar ao empregador que você é um ótimo candidato.
- Inclusão de informações pessoais. Evite incluir informações pessoais, como idade, estado civil ou crenças religiosas.
Principais conclusões para um currículo de designer de experiência do usuário
- Destaque a experiência e as habilidades relevantes
- Inclua um portfólio de seus trabalhos anteriores
- Enfatizar a pesquisa e os testes com usuários
- Liste as realizações e os sucessos
- Inclua referências que comprovem sua experiência
- Mostre seu conhecimento sobre as tendências de UX
- Inclua quaisquer certificações adicionais
- Descreva seu processo de design
- Forneça exemplos de como você resolveu problemas de design
É hora de começar a procurar emprego. Certifique-se de dar o melhor de si e conseguir seu próximo emprego no serviço postal com a ajuda de cv-br.com.