Exemplo de currículo - jornalista

Um exemplo de currículo de um jornalista, o guia mais completo para escrever o currículo de um jornalista, com a ajuda de exemplos e dicas escritas por especialistas em recrutamento, você pode criar um currículo impressionante em 5 minutos e encontrar um emprego hoje!

/assets/seo/images/example.jpg
Classificação média: 4.9 (162 votos)
/assets/seo/images/example.jpg

No guia abaixo estão exemplos e dicas para escrever currículos adaptados ao mercado atual que o ajudarão a encontrar seu próximo emprego. hoje.


Os jornalistas são responsáveis ​​por informar o público sobre notícias e informações locais, nacionais e internacionais relevantes. Eles geralmente trabalham em organizações de mídia, como emissoras de televisão ou rádio, jornais ou redes online. À medida que a mídia continua migrando para o conteúdo digital, os jornalistas precisam cada vez mais ser proficientes em várias plataformas. Hoje, muitas vezes eles têm que gravar, entrevistar, relatar, escrever ou editar suas próprias histórias ou relatórios. Assim que um artigo ou reportagem estiver completo, os jornalistas podem ser responsáveis ​​por atualizar o conteúdo à medida que novas informações forem disponibilizadas.

A criação de um currículo deve ser natural para quem está nessa área: você precisa contar uma história interessante com base em uma estrutura simples que cubra os principais fatos rapidamente, sem detalhes irrelevantes. Em outras palavras, é muito semelhante à sua primeira cobertura na imprensa.

Mas, embora você possa ter uma posição como profissional em um campo que depende muito da escrita, pode ser complicado definir os detalhes de redação de um bom currículo de jornalista. Além de serem bem escritos e bem desenhados, eles precisam seguir um formato específico para garantir que incluam exatamente o que é necessário e nada mais. Estamos aqui para ajudar.

Em poucos minutos vamos ensinar-lhe como:

  • escreva um currículo impressionante que se destaque acima de todos os outros
  • Adapte o currículo para cada finalidade e posição
  • Use uma linguagem apropriada para destacar suas habilidades
  • Crie currículos criativos e originais

Usando nossos exemplos de currículos e modelos de design , ajudaremos você a escrever o melhor currículo e encontrar o emprego dos sonhos que sempre desejou.

então vamos começar!

  • Escrevendo uma introdução:

As pessoas vasculham sites de notícias e escolhem apenas ler ou clicar nos endereços com manchetes que as intrigam. O mesmo vale para currículos, empregadores ou recrutadores procuram destaques ao procurar talentos jornalísticos. O objetivo da introdução é ser uma explicação curta, mas bem escrita, do que você faz, por que você é bom nisso e por que os empregadores devem contratá-lo.

Experiência de trabalho, educação e qualificações podem ser dignas de nota em sua introdução, embora haja seções separadas abaixo que abordam cada um deles. Esta parte é chamada de "Introdução", que permite selecionar e destacar suas conquistas mais impressionantes. A introdução deve mostrar claramente o tipo de jornalista que você é, as habilidades que o diferenciam e sua intenção de ingressar no corpo jornalístico.

Enquanto quase todos os outros detalhes em um currículo aparecem em forma de lista, a introdução não. Aqui você tem liberdade para falar diretamente com os empregadores em suas próprias palavras.

  • Experiência de trabalho:

Nesta seção, você pode listar seus empregos anteriores e incluir suas realizações, habilidades e responsabilidades. Não seja tímido, você sabe que trabalhou duro para construir sua carreira e obter o reconhecimento que merece, então não subestime seu valor e convença seu potencial empregador de que você é o melhor candidato!

A arte de construir seu currículo é mostrar seus melhores atributos e habilidades no centro das atenções enquanto exibe versatilidade. Os empregadores querem ver uma variedade de experiências de escrita porque significa que você poderá trabalhar em vários artigos e projetos. Descreva os estilos de escrita que você usou e o que é exigido de você. Especifique se é um trabalho de notícias 24 horas por dia ou mais redação jornalística.
Seu histórico de trabalho deve contar a história de sua carreira. Se você acumulou conquistas profissionais impressionantes - mencione isso. Um site famoso apresentou seu artigo? Você é professor de jornalismo? Você ganhou um concurso de redação de prestígio? O currículo de um jornalista deve incluir essas informações. Lembre-se que o seu currículo é o seu cartão de visita, e o trabalho deles é mostrar ao empregador que você é o profissional que ele deseja para a empresa.

Concentre-se em métricas e resultados sempre que possível. Pode ser quantos artigos você publicou, quantas entrevistas você conduziu ou quanto tráfego seus artigos aumentaram. Quaisquer métricas de mídia digital que você possa incluir (visualizações de página, visitantes ou conversões, por exemplo) também se tornam mais valiosas à medida que as empresas de mídia se voltam para negócios online.

Trabalhar na imprensa é uma escolha comum para soldados que acabaram de ser liberados do serviço militar IDF ou unidades similares. Os veteranos dessas unidades são sequestrados assim que enviam currículos para seu primeiro emprego, e se você é um daqueles que está relacionado à sua posição atual, então você tem sorte e deve aproveitar essa situação para seu benefício

E o seu portfólio?

Um de seus ativos mais importantes ao procurar um trabalho de redação é seu portfólio - a coleção de seus "best-sellers". Um portfólio de seus melhores artigos, notícias, artigos ou histórias é uma ótima maneira de completar seu currículo, pois oferece uma prova rápida de que você é tão bom quanto diz ser.

  • Habilidades:

Os currículos dos jornalistas devem incluir uma pequena lista de suas habilidades especiais. Isso geralmente inclui hard skills (habilidades técnicas necessárias para realizar o trabalho), bem como soft skills (habilidades interpessoais que permitem que você trabalhe bem com os outros).

Suas habilidades difíceis podem ser reportagens investigativas, um olho para fotografia, domínio da edição de vídeo, transmissão ou edição de podcast ou muitos outros talentos. Suas habilidades sociais podem incluir comunicação eficaz, liderança de equipe ou um talento especial para fazer com que as fontes se abram para você. A espontaneidade, a gestão do tempo e a capacidade de aprender também são habilidades altamente valorizadas, muitas vezes os jornalistas precisam aparecer em um momento em cena, funcionar rapidamente e reagir rapidamente.

Se você possui habilidades adicionais que podem ajudá-lo a ser contratado, é muito importante mencioná-las em seu currículo. Por exemplo: o domínio de vários idiomas é uma grande vantagem na maioria dos campos de trabalho, mas no campo da escrita em particular. Conhecimento e experiência em escrever em outros idiomas além do hebraico (como inglês, árabe, russo etc.) são uma vantagem significativa para determinados negócios que atraem um público que não necessariamente fala hebraico.

  • Educação:

Com o estabelecimento e desenvolvimento de novas mídias, as habilidades específicas para o trabalho estão sendo refinadas para mais camadas e especializações que não podem ser ensinadas nas instituições acadêmicas regulamentadas, de modo que a maior parte do aprendizado ocorre durante o próprio trabalho. Há jornalistas que nunca estudaram formalmente a área.

No entanto, muitos empregadores preferem candidatos com educação relevante e extensa e experiência de trabalho. Se, além de suas habilidades de escrita criativa e seu grande frescor, você também é bacharel em comunicação ou concluiu vários cursos (escrita criativa, tradução, edição), não se esqueça de detalhar e enfatizar isso em seu currículo.

O mesmo vale para suas habilidades de aprendizado no campo técnico. Mostre que você está acompanhando o campo de conteúdo digital em constante evolução e destaque nesta seção todos os cursos relevantes que você fez na área.

  • Projeto:

Não há necessidade de mencionar novamente que estes são currículos de jornalistas profissionais, espera-se que você mostre um aspecto visual estético e conciso que fará com que seu conteúdo se destaque acima de tudo. Você precisa que seu trabalho pareça tão bom quanto está bem redigido.

Claro, as mesmas regras que se aplicam a todos os currículos também se aplicam aqui: espaçamento, proporção, redação e equilíbrio para que o currículo seja fácil e agradável de ler. E não sem erros de ortografia!

Ao projetar seu currículo, certifique-se de combinar o estilo do seu currículo com o estilo do corpo jornalístico ao qual você está se candidatando. Na maioria dos meios de comunicação formais (televisão, rádio ou jornal), você deve manter o formato bastante simples. No entanto, para algumas empresas, um toque mais criativo ou moderno pode ser apreciado. Você não quer enviar um arquivo sério e incolor para o site mais moderno no momento. Um pouco de diversão pode funcionar a seu favor se você gosta de brincar com cores malucas e as últimas tendências.

O fato de vocês serem pessoas da palavra escrita não significa que vocês sejam magos do design gráfico. Até mesmo os especialistas às vezes precisam de uma ajudinha - escolher um de nossos modelos lhe dará exatamente o resultado que você está procurando e criará um excelente currículo que, sem dúvida, se destacará da concorrência. Criamos para você uma série de modelos de design profissional que o ajudarão a obter exatamente o trabalho que procura.

  • Concluindo, pontos principais e como destacar seu currículo?

Jornalistas são pessoas que trabalham para a mídia ou de forma independente por meio da nova mídia. Eles escrevem, preparam e submetem artigos e artigos sobre temas diversos ou em uma área específica em que se especializam, como política, cultura, esportes, etc. Os jornalistas têm papéis diferentes e diversificados, onde geralmente o primeiro papel no campo é o papel do repórter, que é responsável por obter notícias interessantes e transformá-las em um artigo a ser publicado no jornal. Muitas vezes, o repórter também é enviado a vários eventos noticiosos com o objetivo de informar de campo o que está acontecendo e obter material para a reportagem.

Outros cargos no campo do jornalismo são o de comentarista, que se concentra em analisar a situação e explicá-la ao público, o publicitário, que publica artigos de opinião e expressa neles suas opiniões pessoais, o fotógrafo responsável por tirar fotos de eventos noticiosos para para ser publicado no jornal, e muito mais. Não há formação profissional específica exigida para ser jornalista, mas existem algumas formações que podem ser completadas para avançar na profissão, como um diploma acadêmico em comunicação, escolas profissionais que fornecem habilidades básicas para o trabalho de jornalista, e mais.

Os locais de trabalho onde os jornalistas são necessários são os vários órgãos de mídia, na velha mídia que inclui a mídia escrita e os canais de televisão e rádio, e na nova mídia que inclui a mídia eletrônica e a mídia social. Além disso, os jornalistas podem exercer a profissão de forma independente como freelancers.
Os currículos de jornalistas devem transmitir claramente a capacidade do candidato de criar textos interessantes e convincentes que levarão os usuários à ação. Seu currículo deve chamar a atenção para suas habilidades de escrita, criatividade, habilidades de pesquisa e seu compromisso em escrever conteúdo original e cativante. É importante destacar suas habilidades técnicas, bem como sua familiaridade com as plataformas de mídia social.

A indústria da mídia valoriza tanto a criatividade quanto a estratégia. Mostrar seu conhecimento e experiência em diferentes estilos de escrita pode apresentá-lo melhor como jornalista.

Além da exigência usual de enviar um currículo, é provável que seu potencial empregador peça para obter uma impressão dos textos que você escreveu ou lhe atribua uma tarefa de redação para ter uma ideia tangível de suas habilidades profissionais como escritor (você escreve sem erros ortográficos? Você usa a pontuação corretamente? Você sabe se auto-provar?) e para entender seu estilo de escrita (em que estilo você escreve? A escrita é fluida e agradável de ler? para o público-alvo ao qual o negócio se destina?).

Além disso, nada mostrará ao seu potencial empregador suas qualidades e habilidades melhor do que seus melhores trabalhos. Esta é a principal razão pela qual muitos jornalistas mantêm online sua coleção de artigos que servem como “brochura” de suas melhores reportagens. Portanto, compile todos os seus trabalhos, carregue-os na Internet e inclua um link para o site no currículo. Não subestime esta parte, pois pode ser a principal razão pela qual você consegue o papel dos seus sonhos!


Estes são apenas alguns dos pontos que farão seu currículo se destacar dos demais - com a ajuda de nossa ferramenta de redação de currículos em cv-br.com , você pode criar um currículo de maneira fácil e rápida e ser aceito pelas empresas líderes do mercado. mercado.

Modelos prontos para uso que ajudarão seu currículo a se destacar com os recrutadores
Experimente agora o construtor de currículo profissional da cv-br.com. Comece gratuitamente!